Dra Thélia Rúbia

Conheça mais a especialidade da Dra. Thélia Rúbia.

Na minha profissão, como médica, tenho o ser humano, necessitado dos meus cuidados, como centro e objetivo máximo de minha atenção!


Através da empatia e da minha visão holística, vendo o paciente como um todo (corpo, mente, emoção e espírito), atendo o mesmo, buscando compreender as origens e causas do adoecimento, para poder, através da medicina e todos seus recursos de investigação e tratamento, dentro do possível, aliviar o sofrimento e restabelecer o equilíbrio do indivíduo como um todo!


Para melhor atender o paciente, investi em aprofundar meus conhecimentos, me especializando em Clínica Médica e Neurologia! Desde pequena, eu queria ser médica. Optei, de uma maneira intuitiva! Eu queria poder ajudar as pessoas a diminuírem o sofrimento delas!


Estudos e medicina

Nos meus estudos, durante o curso de medicina, achei o cérebro e seu funcionamento fascinantes! No cérebro, está toda a identidade do indivíduo, sendo onde começa e termina todo estado de saúde e adoecimento! Desde muito cedo, fiquei em dúvida entre neurologia e psiquiatria, pois as duas abordam doenças que acometem o cérebro.


Acabei optando pela neurologia por se tratar de doenças mais objetivas e palpáveis, mas atualmente, sou apaixonada tanto pelo objetivo, como pelo abstrato, pois percebi, no decurso da minha experiência, que as doenças psiquiátricas estão na origem ou atuam como comorbidades nas doenças neurológicas, sendo impossível tratar de modo eficiente meus pacientes neurológicos, sem saber bem a psiquiatria.


Sou uma estudiosa das doenças psiquiátricas, apesar de não ser especialista em psiquiatria, para melhor atender meus pacientes! Afinal, toda doença neurológica é psiquiátrica e toda doença psiquiátrica é neurológica! Não consigo mais entender a neurologia separada da psiquiatria!

Sou apaixonada pela medicina e pelo que faço no consultório! Me realizo profundamente como indivíduo, quando estou no consultório!


O paciente e a relação de confiança

Atender um paciente no consultório, é uma arte do relacionamento, tentando, através da empatia, estabelecer, uma relação de confiança, participando de toda vida do paciente, para entender todo mecanismo de adoecimento físico, mental, emocional e espiritual, para poder aliviar o sofrimento do paciente e ganhar tempo, através dos recursos que a medicina me traz e, além disto, tentar mostrar para o paciente, um caminho para ele tentar modificar toda estrutura viciosa, emocional e psíquica, que originam, nele, toda forma de distúrbio e adoecimento.


Sempre busco ir além dos limites que a literatura e convenções buscam impor! Quero, ser sempre a Médica que optei ser; tendo a Neurologia e Clínica Médica como mais um instrumento para ajudar meus pacientes, em seus sofrimentos!


Ir além…

Eu tenho uma alma inquieta e sempre em busca para superar o que já sei; focando em tudo o que ainda não sei; buscando através de uma curiosidade aguçada, novas formas de compreender e ajudar o ser humano, que vem até mim, buscando alívio e orientação para seu sofrimento!

Tenho consciência que a medicina não cura nada; nossa missão, como médicos, é aliviar o sofrimento e ganhar tempo!


Nosso corpo é perfeito, sendo a doença anti-natural; nascendo dentro de nós! Se a doença nasce dentro de nós, a cura está dentro de nós! Eu, como médica, só posso aliviar o sofrimento e apontar o caminho para cura!


O médico que só olha para o corpo, escolheu se limitar na sua função de ajudar os pacientes!


Eu olho para o paciente, não para a doença!

Neurologia, Clínica Médica e Cotidiano

Artigos por Dra. Thélia Rúbia

Altas Habilidades: Mitos, Desafios e as Características de um Perfil Único
Por Dra. Thelia Rubia 28 de janeiro de 2025
Descubra o que realmente são altas habilidades, desmistifique conceitos, conheça os desafios enfrentados por esses indivíduos e saiba como identificá-los e apoiá-los de forma eficaz.
Altas Habilidades: O Que São, Por Que Ainda São Tabu e Como Identificá-las
Por Dra. Thélia Rubia 25 de janeiro de 2025
Descubra o que são altas habilidades, os desafios enfrentados por quem possui esse perfil, e como a falta de reconhecimento pode impactar suas vidas. Saiba como identificar e apoiar essas pessoas.
Quando Devo Procurar um Neurologista? Identifique os Sintomas e Saiba a Hora Certa
Por Dra. Thélia Rubia 7 de julho de 2024
Descubra os principais sintomas que indicam a necessidade de procurar um neurologista e como um diagnóstico precoce pode melhorar sua qualidade de vida.
Ver mais artigos!
Share by: